Início
Biblioteca

Conheça nossa biblioteca

Horário de Funcionamento da Fatec Itu!

 

 

  

 

 

SISTEMA DE CADASTRO

Atenção alunos!

 

Para que seja possível o empréstimo dos livros em nosso acervo é preciso que façam o cadastro no site do http://www.biblioceeteps.com.br/.

Siga os passos abaixo:

1) Entre no site da  http://www.biblioceeteps.com.br/.

2) Acesse o menú Fazer Login

3) Insira o seu email (o mesmo email de cadastro que você usou para matrícula aqui da FATEC).

4) Vá no botão superior ESQUECI MINHA SENHA

5) Recupere a senha que foi enviada para o seu email.

6) Cole-a no campo abaixo do email inserido e entre em sua conta

---- Alterando a senha

7) Acesse o seu perfil no menu superior direito, ALTERAR SENHA

8) Cole a mesma senha enviada para o seu email pelo resgate de senhas

9) Insira um senha pessoal.

 

Após os passos acima você estará habil para utilizar o sistema de empréstimos da FATEC Itu. Qualquer dúvida sobre o procedimento, diriga-se até a biblioteca e faça o cadastro pessoalmente com os funcionários.

 

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA                                                                                                                        

 

O presente regulamento interno visa disciplinar o acesso às dependências e o uso do acervo das Bibliotecas das Faculdades de Tecnologia (FATECs) do Centro Paula Souza.

 

 

1 Da finalidade

A Biblioteca tem por finalidade proporcionar aos seus usuários acesso à informação e cultura, desempenhando também sua função social, uma vez que, destina-se ao atendimento de todos os cidadãos, pertencentes ou não à comunidade acadêmica. 

Para tanto, disponibiliza, além da bibliografia básica e complementar dos cursos oferecidos pela faculdade, obras literárias, revistas, jornais, multimeios e computadores para a elaboração de pesquisas acadêmicas. A diversificação de fontes de informação disponíveis visa abranger os diferentes tipos de usuários que têm, por sua vez, diferentes necessidades informacionais.

A Biblioteca possui, como mais uma de suas finalidades, o apoio à organização e na divulgação de atividades e eventos que venham a ocorrer na instituição. 

 

2 Do horário de atendimento

     A Biblioteca funcionará nos três períodos – matutino, vespertino e noturno - para que seja oferecido suporte aos alunos e professores de todos os cursos, distribuídos nos períodos mencionados. 

 

3 Do acesso

     Não será permitido o acesso de usuários às dependências da biblioteca portando malas, mochilas, bolsas, sacolas, alimentos e bebidas, que deverão ser acondicionados no guarda-volumes. A biblioteca não se responsabilizará pelos objetos guardados, bem como, por aqueles deixados e/ou esquecidos em suas dependências.

 

4 Da utilização do guarda-volumes

  1. A Biblioteca não se responsabiliza pelos materiais depositados no guarda-volumes, nem pelos pertences dos usuários deixados ou esquecidos em suas dependências.
  2. Só será permitida ao usuário a utilização do guarda-volumes quando o mesmo estiver utilizando a Biblioteca.
  3. O usuário será responsável pela chave do armário no qual acondicionar seus pertences, devendo deixá-la na fechadura do mesmo após sua liberação. Em caso de perda da chave, o usuário deverá, imediatamente, providenciar uma cópia desta, como forma de ressarcir a Biblioteca.

 

5 Das categorias de usuários

     Os usuários da Biblioteca estão distribuídos nas seguintes categorias:

a)Comunidade acadêmica: docentes, discentes e funcionários administrativos.

b)Comunidade não acadêmica: usuários que não possuem vínculo algum com a instituição.

      Aos usuários mencionados no item 5, subitem b, o acesso à Biblioteca restringe-se à utilização de seu espaço físico e à consulta ao seu acervo, não sendo permitido, em hipótese alguma, o empréstimo domiciliar, disciplinado neste REGULAMENTO.

 

6 Da utilização dos equipamentos de informática

     Os computadores disponíveis na biblioteca destinam-se ao atendimento de todas as categorias de usuários desde que, a utilização dos mesmos tenha finalidade EXCLUSIVAMENTE acadêmica. Em caso de utilização indevida destes equipamentos o usuário será advertido e, havendo fila de espera, deverá liberar a máquina aos demais usuários interessados.

 

7 Da inscrição

a)O empréstimo domiciliar é restrito aos usuários pertencentes à comunidade acadêmica, identificados no item 5.a.

b)O empréstimo, renovação, reserva e devoluções de materiais somente poderão ser feitos por meio da inscrição do usuário na biblioteca, que consiste na elaboração de um cartão de empréstimo, que ficará em posse do mesmo e de uma ficha cadastral, para arquivo e controle da biblioteca. Para efetuar a inscrição, faz-se necessária a apresentação de duas fotos 2x2 ou 3x4 recentes e iguais.

c)Em hipótese alguma será realizada a inscrição do usuário sem a apresentação das duas fotos 3x4 ou 2x2 de acordo com as condições impostas no subitem anterior. Da mesma forma, não haverá empréstimo de nenhum tipo de material sem que o mesmo esteja portando seu cartão de empréstimo com a respectiva foto, para sua devida identificação por parte dos funcionários da biblioteca;

d)O cartão de empréstimo é de uso pessoal e intransferível.

e)Em caso de perda do cartão de empréstimo, ou ainda, impossibilidade de uso do mesmo, decorrente de rasuras e/ou outros danos, o usuário poderá solicitar a 2ª via do documento, mediante a apresentação de 2 (duas) fotos 3x4 ou 2x2 recentes e iguais.

f)A renovação do prazo de validade do cartão de empréstimo deverá realizar-se anualmente, assim como, a atualização dos dados da ficha cadastral. Entretanto é de inteira responsabilidade do usuário informar, a qualquer momento, alterações a serem feitas em seu cadastro, como forma de viabilizar o processo de comunicação com a biblioteca.

 

8 Do empréstimo domiciliar

     Aos usuários possuidores do cartão de empréstimo é facultado o empréstimo domiciliar de até 3 (três) materiais bibliográficos, não podendo os mesmos, serem exemplares iguais. Os prazos para a devolução destes, variam de acordo com o tipo de material, como segue:

a)Livros, monografias, mapas, CDs e DVDs: o prazo de empréstimo será de 10 dias. 

b)Periódicos: o prazo de empréstimo será de 1 (um) dia para a edição mais atual, respeitando a periodicidade da revista. Para as demais edições, o prazo de empréstimo será de 3 (três) dias.

c)Não serão emprestados: dicionários, enciclopédias e obras de referência em geral, bem como os materiais reservados pelos professores ou ainda, que tenham sido indicados por eles para não serem retirados do acervo.

8.1 Da renovação de materiais

a) Livros, monografias, mapas, CDs e DVDs, poderão ser renovados por mais 10 (dez) dias, mediante a apresentação dos materiais e se os mesmos, não possuírem reserva.

b) Periódicos: o periódico emprestado, cuja edição seja atual, não será passível de renovação. Os periódicos pertencentes a edições mais antigas poderão ser renovados apenas uma vez, mediante a sua apresentação e desde que não estejam reservados.

 

9 Da reserva dos materiais bibliográficos

     A reserva do material bibliográfico poderá realizar-se quando: 

a)O mesmo não estiver na biblioteca ou em posse do solicitante.

b)O material bibliográfico ficará reservado ao usuário solicitante até 1(um) dia após a sua devolução, independentemente da data prevista para a mesma. O usuário será notificado por e-mail quando o material estiver disponível.

 

10 Das obrigações e responsabilidades

a)A Biblioteca é responsável pelo controle, guarda, manutenção, conservação e integridade do material bibliográfico constante de seu acervo.

b)O usuário é responsável pelo material bibliográfico colocado a sua disposição, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar, devendo utilizá-lo com o devido cuidado a fim de preservar a sua integridade.

c)O usuário deverá efetuar a devolução do material bibliográfico emprestado até a data estabelecida, ficando até lá, inteiramente responsável pela preservação da integridade daqueles que estão em seu poder.

 

 

11 Das infrações disciplinares

Serão consideradas infrações disciplinares:

a)Atrasar a devolução dos materiais bibliográficos emprestados.

b)Danificar e/ou extraviar os materiais bibliográficos.

 

12 Das penalidades

a)As penalidades a serem aplicadas aos usuários que cometerem infrações disciplinares serão a suspensão do direito de realizar empréstimos, com a conseqüente retenção do cartão de empréstimos e, de acordo com os dias de atraso, a não emissão de atestados de matrícula, a não renovação da mesma e a não emissão do diploma.

b)No caso de atraso no dia estabelecido para a devolução do(s) material(is), a aplicação da multa ocorrerá da seguinte forma: 

número de obras x número de dias em atraso = número de dias de suspensão. Exemplo: se o usuário possuir 3 (três) materiais cuja data de entrega está atrasada em 2 (dois) dias ele ficará 6 (seis) dias impedido de retirar qualquer tipo de material da biblioteca.

  1. Dependendo da quantidade de dias em que o usuário estiver em débito com a biblioteca e, sendo ele, pertencente à categoria de discentes, haverá além da suspensão do direito de empréstimos de materiais, outras penalidades, a saber:

 

  • De 7 a 14 dias de atraso: não serão concedidos ao aluno atestados que comprovem seu vínculo com a instituição (atestados de matrícula).
  • De 15 a 30 dias de atraso: além da não concessão do atestado de matrícula o aluno ficará impedido de fazer a renovação de sua matrícula.
  • Mais de 30 dias de atraso: não serão concedidos ao aluno o atestado de matrícula, o direito à renovação de matrícula e o diploma de conclusão de curso.

 

d)Em caso de extravio ou danos aos materiais emprestados, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, o usuário será obrigado a ressarcir a Biblioteca, mediante a reposição de obra idêntica, em perfeito estado de conservação ou de outra obra de igual valor, no caso de obra esgotada, a critério da Direção da Biblioteca.

e)Até o ressarcimento do material, o usuário ficará expressamente proibido de retirar quaisquer tipos de materiais da biblioteca.

f)Caso não regularize sua situação junto à biblioteca, será submetido às penalidades previstas neste Regulamento, 

g) No tangente às categorias de docentes e funcionários administrativos, a penalidade será definida pela Direção da Biblioteca e aplicada de acordo com cada caso a ser analisado pela mesma.

 

13 Das disposições gerais

  1. Todos os casos não contemplados neste Regulamento serão analisados pela Bibliotecario(a) Responsável, ouvido o Diretor da Faculdade. 
  2. Este Regulamento Interno entra em vigor na data de sua publicação, conforme aprovação no Comitê de Diretores em ____ e publicado no DOE em  _____.

 

 

 

São Paulo, 10 de Abril de 2012.